PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EMPRESARIAL – Prejuízo! Balanço da Empresa apresenta Resultado Negativo

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO EMPRESARIAL

Prejuízo!

Balanço da Empresa apresenta Resultado Negativo

É comum a todo empreendedor se deparar com esta situação em algum momento.

  • Está iniciando os negócios e ainda não atingiu o volume de vendas necessário para cobrir os gastos fixos – resultado: as demonstrações contábeis apresentam prejuízo.
  • O mercado passa por um momento de recessão e a empresa vendeu abaixo do ponto de equilíbrio – resultado: as demonstrações contábeis apresentam prejuízo.

Qual a responsabilidade do empreendedor se isto acontecer?

Primeiramente, você deve verificar o que consta no contrato social da sua empresa. Lá consta seus deveres e obrigações, no caso de apuração de prejuízo, normalmente diz o seguinte:

“( … ) os prejuízos serão suportados pelos sócios de maneira proporcional às suas quotas de capital social.”

Assim sendo, se a empresa gerar prejuízo os sócios devem aportar capital na empresa, para cobrir este prejuízo. Isto mesmo, tirar dinheiro do bolso.

Em alguns casos pode estar previsto também o seguinte:

“Os sócios podem decidir por compensar os prejuízos com resultado de exercício futuro. ”

Neste caso o problema pode ser postergado. O prejuízo fica registrado em conta gráfica na contabilidade até ser compensado com lucro do exercício futuro. Para esta condição ter validade, os sócios devem formalizar esta decisão por escrito em um documento que recebe o nome de ATA.

Outro ponto importante é que enquanto a empresa estiver gerando prejuízos ou não cobrir 100% do prejuízo acumulado, apurados em anos anteriores, todo o rendimento retirado pelo sócio é considerado rendimento tributável, sobre ele será pago Imposto de Renda e Contribuição Previdenciária (INSS).